

Quando as rugas e linhas de expressão começam a aparecer, a primeira ideia que se passa na cabeça é o uso de botox, mas esse procedimento ainda divide muitas opiniões. Tem quem ame e tem quem ainda tenha um certo preconceito.
A aplicação do botox é um procedimento simples e muito rápido, que traz resultados muito eficazes, mas será que ele é o ideal para resolver o seu problema? Descubra lendo este post!
O que é o botox?
Botox é o nome comercial da toxina botulínica, uma neurotoxina purificada produzida por uma bactéria. Quando manipulada, essa bactéria pode ser utilizada para fins cosméticos, pois tem a capacidade de paralisar e diminuir a tensão muscular.
Além do uso cosmético, o botox pode ser usado para fins terapêuticos e pode até contribuir para a saúde bucal.
Como funciona?
A tensão muscular é uma das principais responsáveis pelas rugas e linhas de expressão, já que quando se está relaxado essas marcas não existem ou não ficam muito evidenciadas. A paralisação causada pelo botox tem o objetivo de suavizá-las.
Quando aplicado, o botox bloqueia os estímulos musculares e, de certa forma, paralisa os movimentos, evitando que o rosto se contraia e adquira mais marcas.
Ele pode ser usado de maneira preventiva, para evitar rugas e linhas futuras, ou de maneira reparadora, em quem já tem essas marcas muito evidentes. A aplicação é feita da mesma forma para ambos os casos.
Quanto tempo dura?
A média de duração é do botox é de 5 meses, mas esse tempo pode variar de 3 a 6 meses, de acordo com a situação de cada pessoa. Depois desse tempo é necessário fazer uma nova aplicação para manter os resultados. Quem define o tempo de reaplicação e a quantidade usada é sempre o médico.
Onde pode ser aplicado?
Os locais do rosto onde o botox oferece melhores resultados são na área dos olhos, onde se têm os chamados pés-de-galinha; na testa e no espaço entre as sobrancelhas.
No chamado bigode chinês e nas maçãs do rosto a aplicação não deve ser feita, pois o resultado ficaria muito artificial. Nesses locais, o procedimento mais indicado é o preenchimento.
Qual é a idade ideal para aplicar a técnica?
Não existe uma regra para a aplicação do botox nesse caso e, ao contrário do que muita gente pensa, a toxina botulínica não precisa ser usada apenas por pessoas de mais idade.
O mais comum é usar quando se está perto dos 40 anos, mas muita gente começa a usar próximo aos 25 anos, embora isso não seja recomendado pelos profissionais.
Quanto mais cedo se inicia o uso do botox, maior a probabilidade de desenvolver anti-corpos contra a toxina. Isso faz com que o botox perca sua função terapêutica numa fase da vida que ele seria, talvez, mais importante.
Portanto, você não deve esperar chegar em uma determinada idade para começar a usá-lo. Quando as marcas começarem a te incomodar, procure seu médico e converse com ele sobre a possibilidade de aplicar o botox, para que ele possa fazer uma avaliação.
E então, será que o botox é o melhor procedimento para você? Se ainda não tem certeza, veja outros tratamentos rejuvenescedores e descubra qual é o ideal para o seu problema.