Av. Barbacena, 1018, 11º andar - Santo Agostinho
(31) 3292-2129
CLÍNICA GONTIJO
  • INICIO
  • PROCEDIMENTOS
  • NOSSA EQUIPE
  • DÚVIDAS FREQUENTES
  • BLOG
    • BELEZA
    • CIRURGIA PLÁSTICA
    • PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS
    • SAÚDE
  • CONTATO
o-que-e-lipoaspiracao-tumescente-e-como-funciona-este-processo.jpeg

O que é Lipoaspiração Tumescente e como funciona este processo?

julho 6, 2017BelezaNenhum Comentário

Grande parte das mulheres sonha com o corpo perfeito. Em muitos casos, mesmo estando próximas do peso ideal e, apesar de dietas e exercícios, desproporções do contorno corporal estão presentes, causando incômodo e angústia. Nesse contexto, a cirurgia plástica pode ser a melhor solução.

Com a evolução da medicina, essa intervenção cirúrgica ficou mais acessível e deixou as mulheres mais tranquilas para chegarem ao corpo que tanto desejam. Um exemplo que representa esse progresso é a Lipoaspiração Tumescente. 

E você? Sabe o que é Lipoaspiração Tumescente? Continue lendo este post e entenda tudo sobre esse método!

O que é Lipoaspiração Tumescente?

É um procedimento cirúrgico idealizado para ser feito com anestesia local, conhecida como anestesia tumescente de Klein. Essa solução consiste na mistura de lidocaína diluída com epinefrina, substância responsável por reduzir o sangramento local. Entretanto, a cirurgia também pode ser realizada sob anestesia peridural e sedação ou sob anestesia geral.

Para fazer a Lipoaspiração Tumescente, um grande volume de solução é injetado na gordura subcutânea, provocando o inchaço das áreas a serem retiradas. Geralmente, mantém-se uma proporção de 2:1, ou seja, 2 litros de solução infiltrada para cada litro de lipoaspirado.

Então, cânulas muito finas são introduzidas nas regiões demarcadas e, por meio do movimento de vai e vem, a gordura é aspirada.

Posteriormente, os furinhos na pele são suturados, mas os pontos são deixados frouxos para que o líquido possa sair durante a primeira noite. Para coletar este líquido, fraldas descartáveis são utilizadas sobre os furinhos.

Os principais diferenciais deste tipo de lipoaspiração são: ser pouco traumática, causar pouco sangramento, deixar poucas equimoses no pós-operatório e, poder ser realizada sob anestesia local, sem a necessidade de analgésicos narcóticos, sedativo intravenoso ou anestesia geral.

Onde pode ser realizada?

Por ser uma intervenção cirúrgica, a Lipoaspiração Tumescente deve ser realizada por um cirurgião plástico e em ambiente hospitalar, com a disponibilidade de anestesista.

Quais os cuidados pré-operatório?

Antes da operação, o paciente passa por uma avaliação da qualidade e quantidade da gordura que possui. As medidas e fotos das áreas a serem tratadas podem ser tiradas nessa consulta ou no dia da cirurgia. Também é solicitado um risco cirúrgico completo.

O paciente será orientado a:

  • começar a utilizar sabonetes antissépticos com três dias de antecedência;
  • não fazer uso de medicações homeopáticas, como a arnica e a ginko biloba;
  • não ingerir alimentos pesados antes da cirurgia;
  • não comer alho, pois aumenta o tempo de sangramento;
  • não utilizar medicamentos anti-inflamatórios ou que possuam ácido acetilsalicílico na sua composição.

Quais os cuidados no pós-operatório?

Na manhã seguinte à cirurgia, a cinta modeladora é trocada, as fraldas descartáveis removidas e os pontos apertados.

No pós-operatório, o paciente deve usar a cinta compressiva e espumas por 45 dias, sendo que, na primeira semana, ela só pode ser retirada para o banho. O objetivo é aderir a pele descolada do músculo, evitando a flacidez. Também deve ser utilizada uma placa especial sob a cinta para impedir a formação de marcas ou dobras.

O retorno às atividades cotidianas depende de cada paciente, variando de três a quinze dias. As atividades físicas leves estão liberadas depois de duas semanas do procedimento. Nos três meses iniciais, deve-se, também, evitar a exposição ao sol.

Devido à aplicação da anestesia tumescente, nos primeiros dias, há uma aparência de inchaço. Mas, com o tempo, o líquido vai sendo eliminado na urina e o resultado começa a ficar evidente.

Deve ser feita a drenagem linfática manual a partir do quinto dia de pós-operatório. Ela é essencial na recuperação e prevenção de irregularidades. E, geralmente, após um mês, a área operada já está sem manchas, apresentando um ótimo resultado.

Gostou de saber sobre o que é Lipoaspiração Tumescente? Conte-nos nos comentários suas dúvidas e experiências sobre o assunto.

Avatar
Post Anterior Qual a diferença de rinoplastia fechada e aberta? Próximo Post Lifting endoscópico: o que é e quem pode fazer?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos!

Facebook
LinkedIn

Artigos populares

  • Alimentos fontes de colágenos que trabalham a favor da sua pele Alimentos fontes de colágenos que trabalham a favor da...
  • Os benefícios do botox no tratamento contra rugas de expressão Os benefícios do botox no tratamento contra rugas de ex...
  • Como identificar a desarmonia das estruturas do rosto? Como identificar a desarmonia das estruturas do rosto?
  • Como é a relação entre aparência e autoestima? Como é a relação entre aparência e autoestima?

Links úteis

Associação dos Ex-alunos de Pitanguy Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Siga-nos

Facebook
LinkedIn

Contato

Av. Barbacena, 1018, 11º andar - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
(31) 3292-2129 / 3291-3300
(31) 98791-2129
(31) 98791-2129

theo@clinicagontijo.com
fernando@clinicagontijo.com

Horários de Funcionamento
Atendimento de Consultas 3ª e 5ª de 14:00 a 19:00h
Atendimento de Secretária 2ª a 6ª de 9:00 a 12:00 e de 13:30 a 18:00h
No horário de Brasília
INICIOPROCEDIMENTOSNOSSA EQUIPEDÚVIDAS FREQUENTESBLOGCONTATO
© 2016 Todos os direitos reservados.