Av. Barbacena, 1018, 11º andar - Santo Agostinho
(31) 3292-2129
CLÍNICA GONTIJO
  • INICIO
  • PROCEDIMENTOS
  • NOSSA EQUIPE
  • DÚVIDAS FREQUENTES
  • BLOG
    • BELEZA
    • CIRURGIA PLÁSTICA
    • PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS
    • SAÚDE
  • CONTATO
lifting-endoscopico-o-que-e-e-quem-pode-fazer.jpeg

Lifting endoscópico: o que é e quem pode fazer?

julho 22, 2017BelezaNenhum Comentário

Nos últimos anos, a área da cirurgia plástica tem mostrado grandes avanços com novas cirurgias desenvolvidas e técnicas cada vez mais minimalistas e menos invasivas. Talvez, entre todas as mudanças, a mais evidente se dá no lifting endoscópico ou lifting facial.

É inevitável que, com o avanço da idade, os sinais de envelhecimento apareçam, associados, ainda, a exposição ao sol e ao estresse do dia a dia, que modificam o funcionamento do organismo e interferem na produção de colágeno — responsável pela elasticidade e por manter a pele lisa e firme.

Para atender essa demanda cada vez mais exigente, a cirurgia plástica busca o aperfeiçoamento contínuo de instrumentos cirúrgicos, de tecnologia moderna e de novas técnicas, visando causar menor trauma, melhor recuperação e cicatrizes praticamente imperceptíveis.

O que é o lifting endoscópico?

Lifting é uma palavra em inglês que vem do termo lift — que significa levantar. Entende-se por lifting aquelas cirurgias em que os tecidos são recolocados em seus lugares de origem.

No caso do lifting facial, o rosto é a área a ser operada, incluindo as pálpebras, pescoço, mandíbula e área frontal, que inclui nariz e testa. A cirurgia é utilizada como uma maneira para rejuvenescer, ou seja, eliminar as rugas e a flacidez do rosto e ainda remover o excesso de pele. O resultado esperado após a cirurgia é levantamento das sobrancelhas, suavização dos vincos e rugas e o aprimoramento dos contornos faciais.

O lifting endoscópico utiliza um sistema óptico que possibilita a realização de incisões menores, mas sem limitar a extensão do descolamento. É uma cirurgia na qual é possível evitar atingir vasos e nervos, pois é realizada sob visualização direta. Os resultados são menor trauma no ato operatório e cicatrizes mais suaves e discretas.

Quais as indicações para realizá-lo?

A cirurgia está indicada para pessoas que desejam rejuvenescer sua aparência e suavizar as marcas do envelhecimento, como a flacidez, o bigode chinês, as rugas de expressão e excesso de flacidez. Geralmente, é mais indicada após os 40 anos de idade.

Existem algumas contraindicações técnicas para a realização da cirurgia, por exemplo: aquele paciente que possui expectativas diferentes ou mesmo impossíveis de se obter por meio do procedimento e do resultado oferecido.

Além disso, há algumas contraindicações clínicas, relacionadas ao estado de saúde do paciente e suas comorbidades, como cardiopatias, diabetes e outras doenças sistêmicas sem controle adequado.

O tabagismo é um fator preocupante para realização da cirurgia de face, uma vez que pode provocar necrose dos tecidos do rosto pela oclusão dos pequenos vasos. Esse processo é  causado pelas substâncias contidas no cigarro, como a nicotina.

Outro ponto importante a ser ressaltado é que o lifting endoscópico não é indicado para pessoas jovens, que buscam na cirurgia um efeito preventivo.

Como é a recuperação da cirurgia?

O pós-operatório do lifting endoscópico é mais tranquilo que as demais cirurgias plásticas, uma vez que são feitos cortes menores e com instrumentos mais delicados.

Após o procedimento, é colocada uma bandagem em volta da face para minimizar o edema e os hematomas pequenos, que são normais em qualquer cirurgia. O paciente fica até 48 horas com o curativo, de acordo com a recomendação do cirurgião.

Após esse prazo da realização do lifting endoscópico, estão liberadas as atividades diárias e o paciente retoma sua vida normal, mas sempre lembrando de usar protetor solar e evitar exposição ao sol. Em caso de dor, analgésicos comuns podem ser usados.

Agora que você já conhece esse procedimento estético, que tal se informar com outros conteúdos? Curta nossa página no Facebook!

Avatar
Post Anterior O que é Lipoaspiração Tumescente e como funciona este processo? Próximo Post Remoção de tatuagem: conheça as técnicas e possibilidades

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos!

Facebook
LinkedIn

Artigos populares

  • Alimentos fontes de colágenos que trabalham a favor da sua pele Alimentos fontes de colágenos que trabalham a favor da...
  • Os benefícios do botox no tratamento contra rugas de expressão Os benefícios do botox no tratamento contra rugas de ex...
  • Como identificar a desarmonia das estruturas do rosto? Como identificar a desarmonia das estruturas do rosto?
  • A cirurgia de mamas reduz a sensibilidade mamária? A cirurgia de mamas reduz a sensibilidade mamária?

Links úteis

Associação dos Ex-alunos de Pitanguy Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Siga-nos

Facebook
LinkedIn

Contato

Av. Barbacena, 1018, 11º andar - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
(31) 3292-2129 / 3291-3300
(31) 98791-2129
(31) 98791-2129

theo@clinicagontijo.com
fernando@clinicagontijo.com

Horários de Funcionamento
Atendimento de Consultas 3ª e 5ª de 14:00 a 19:00h
Atendimento de Secretária 2ª a 6ª de 9:00 a 12:00 e de 13:30 a 18:00h
No horário de Brasília
INICIOPROCEDIMENTOSNOSSA EQUIPEDÚVIDAS FREQUENTESBLOGCONTATO
© 2016 Todos os direitos reservados.