

A opção por um procedimento de cirurgia plástica pode mudar a vida de uma pessoa. Entretanto, existe uma conduta a ser seguida para que o resultado seja o mais próximo das expectativas criadas antes do procedimento.
Uma parte fundamental dessa conduta diz respeito aos cuidados com a cicatrização da cirurgia, sobretudo para aquelas pessoas que possuem problemas como cicatriz hipertrófica ou queloide.
É sempre desejável que a cicatriz de um procedimento de cirurgia plástica seja o mais discreta possível. Para isso, é necessário ter uma série de cuidados no pós-operatório para que os tecidos possam cicatrizar da melhor forma possível.
Separamos a seguir algumas dicas sobre os cuidados necessários para lidar com a cicatriz de cirurgia plástica. Confira!
Verifique o histórico familiar
Cicatrizes inestéticas, isto é, que se formaram de maneira irregular, são um dos maiores medos de quem se submete a um procedimento de cirurgia plástica. Algumas das causas desse tipo de cicatriz têm implicações genéticas como, por exemplo, a queloide.
A queloide consiste num depósito exagerado de colágeno durante o processo de cicatrização, o que resulta numa cicatriz que se sobrepõe ao tamanho original do ferimento. Essa condição é mais comumente observada em pessoas de ascendência africana ou oriental, mas pode ocorrer em qualquer etnia.
Dessa forma, vale a pena verificar entre seus familiares se há incidência de problemas de cicatrização. No caso da resposta ser positiva é possível ter uma conduta mais severa, a fim de amenizar o máximo possível a condição.
Cuide da alimentação
É extremamente importante que alimentos ricos em vitamina C não faltem na dieta de alguém que se submete a um procedimento de cirurgia plástica.
Essa necessidade se baseia no fato de que o organismo necessita de colágeno para realizar o processo de cicatrização, e essa proteína depende intimamente da vitamina C para a sua produção.
Evite exposição à luz solar
A exposição precoce à luz solar pode causar prejuízos consideráveis ao processo de cicatrização. Deve-se evitar a luz solar principalmente enquanto a cicatriz apresentar um aspecto mais avermelhado, uma vez que nesse período haverá mais chances de haver uma pigmentação indesejada no local.
Esses cuidados devem ser redobrados quando a cirurgia for feita numa parte mais exposta do corpo, uma vez que não haverá a proteção oferecida pela vestimenta.
Evite esforço físico
A prática de atividades que demandem esforço físico pode ser bastante prejudicial para o processo de cicatrização, sobretudo durante o período em que ainda não foram retirados os pontos. Toda e qualquer ação que tracione a pele pode ser prejudicial e, portanto, é indesejada.
Procedimentos realizados em áreas que já têm tendência natural à tração da pele demandam atenção redobrada. Podemos citar como exemplos cirurgias realizadas na região abdominal ou nos seios.
Higienize o local corretamente
A higienização correta do local é fundamental para que a cicatrização ocorra da melhor forma possível. Assim, é sempre importante seguir a risca as orientações dadas pelo cirurgião plástico.
É extremamente necessário que seja feita uma higienização correta, a fim de evitar a proliferação de microrganismos que levem a um processo inflamatório da região. Inflamações podem inclusive agravar a formação de cicatrizes hipertróficas ou de queloides.
Assim, podemos perceber que o cuidado com a cicatriz de cirurgia plástica é extremamente importante para evitar a formação de cicatrizes inestéticas. Além disso, esse cuidado deve ser ainda mais intenso em pessoas que já tiveram problemas de cicatrização ou mesmo que tenham casos na família, a fim de amenizar as possíveis complicações de determinada condição.
Se você pensa em fazer uma cirurgia plástica, já sabe como se cuidar após o procedimento. Fique por dentro de mais novidades nos seguindo nas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.
Warning: Attempt to read property "ID" on bool in /home/clintei6/public_html/wp-content/themes/Zephyr/framework/templates/blog/single-post-author.php on line 10