

Uma cirurgia plástica bem-sucedida não depende apenas de um bom médico e de uma equipe competente. Para garantir que o trabalho feito na sala de cirurgia seja realmente perfeito, é necessário também que o paciente siga uma série de instruções durante a recuperação.
Neste post, trazemos 7 cuidados do pós-operatório que são essenciais para um resultado impecável. Continue acompanhando!
Por que os cuidados do pós-operatório são tão importantes?
Em geral, a recuperação após a cirurgia plástica pode se estender por até 1 ano. Durante esse tempo, é preciso seguir todas as recomendações médicas para lidar com o curativo, afinal, o corpo sofreu uma intervenção profunda e precisa de tempo e cuidados para se curar.
Um dos riscos de não seguir as orientações para o pós-operatório é ter uma cicatrização problemática, sofrer com inchaços, hematomas e problemas de circulação sanguínea. Isso pode afetar diretamente o resultado final, tornando a cirurgia um problema, e não uma solução.
E quais são os cuidados a serem tomados?
1. Não retire os curativos
Os curativos e equipamentos de proteção que o médico colocará são muito importantes para garantir que a recuperação seja a melhor possível, sem o risco de infecções ou de outras complicações.
Os curativos devem ser trocados pelo médico que fez a cirurgia e no consultório. Se notar que o local da cirurgia está dolorido, avermelhado, quente ou com cheiros anormais, retorne imediatamente ao médico.
2. Não fume
É importante parar de fumar no mínimo 45 dias antes da cirurgia. Isso porque o cigarro prejudica a circulação sanguínea e dificulta a cicatrização. No período pós-operatório, o fumo pode aumentar o risco de trombose e necrose dos tecidos, já que diminui a oxigenação.
3. Cuide da alimentação
Em geral, recomenda-se adotar uma alimentação mais saudável e completa antes e depois da cirurgia, para garantir que o corpo tenha uma recuperação rápida e plena.
É importante evitar o consumo de alimentos com muito sódio e conservantes, uma vez que eles podem aumentar o inchaço e a retenção de líquidos. Durante a recuperação, deve-se priorizar o consumo de caldos nutritivos e muita água e água de coco.
4. Não use medicamentos sem orientação do médico
É importante não usar anticoagulantes durante os primeiros 14 dias de pós-operatório, no mínimo, para evitar que haja sangramentos e dificuldades de cicatrização. O mesmo vale para anticoncepcionais orais, que podem aumentar o risco de trombose.
Outros medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, devem ser prescritos pelo cirurgião plástico.
5. Não fazer esforço físico
Evite realizar esforços físicos por 2 meses, no mínimo. Isso porque leva um certo tempo até a cicatriz ficar forte o suficiente para não dilatar ou se abrir novamente. Em geral, a partir dos 45 dias, as cicatrizes atingem 90% da sua resistência final, mas deve-se aguardar 60 dias para voltar a praticar exercícios e a fazer esforços.
6. Não dirigir
O tempo sem dirigir pode variar de acordo com a cirurgia realizada, normalmente entre 1 e 4 semanas. No caso de intervenções leves, recomenda-se evitar o volante devido ao risco de tontura causada pelos sedativos e medicamentos usados durante o procedimento.
7. Mantenha o ambiente fresco
Com tantos curativos e inchaços, é até instintivo que se procure ficar em um ambiente o mais fresco possível. Recomenda-se também evitar chegar perto do fogão e tomar banhos quentes e longos.
Seguir as recomendações médicas após a cirurgia plástica é tão importante quanto o próprio procedimento. Os cuidados do pós-operatório podem ser a diferença entre uma intervenção bem-sucedida e um grande problema de saúde.
Tem alguma sugestão ou dúvida sobre o conteúdo? Comente!
Warning: Attempt to read property "ID" on bool in /home/clintei6/public_html/wp-content/themes/Zephyr/framework/templates/blog/single-post-author.php on line 10