

Você já deve ter ouvido sobre o colágeno na televisão, em revistas, jornais, publicidade ou internet. Mas você sabe o que é? Ele é conhecido por evitar o envelhecimento da pele, porém, nem sempre é explicado como isso é possível. Por isso, preparamos esse post para mostrar do que é feito o colágeno, qual a importância dele para nosso corpo e como obtê-lo. Confira!
O que é colágeno?
O colágeno é um tipo de proteína que basicamente compõe quase tudo em nosso corpo. Ele é como uma supercola que garante a elasticidade e firmeza da pele, a força dos cabelos e a resistência das unhas, por exemplo. Também podemos encontrá-lo nos tendões, nas articulações, nas nossas orelhas, nariz e cartilagens em geral.
O colágeno é formado pelos aminoácidos prolina e glicina, que podem ser encontrados nas juntas e nos ossos de animais. Ele é produzido pelo nosso corpo durante toda a vida, mas essa produção é reduzida conforme a idade avança.
O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo, compondo cerca de 70% da pele, e corresponde a quase 30% do total de proteínas no organismo.
Qual a importância do colágeno para o corpo?
A ausência de uma proteína tão importante como o colágeno pode causar sérios problemas de digestão, nas articulações e, claro, na pele, cabelos e unhas.
A partir dos 30 anos, mais ou menos, a produção de colágeno enfraquece e ele é, aos poucos, substituído por outros tecidos menos resistentes. O resultado disso é pele flácida, aparecimento de rugas, cabelos e unhas fracos e eventuais dores nas articulações.
Durante períodos de estresse emocional e físico a produção de colágeno também pode cair, acarretando graves doenças, principalmente nos ossos, juntas e tendões. Também pode ocasionar envelhecimento precoce da pele. Por isso, é necessário que se faça acompanhamento médico e nutricional para garantir que a produção de colágeno seja reposta ou se mantenha ao longo do tempo.
Como estimular a produção de colágeno?
Apesar de não ser possível impedir que o corpo deixe de produzir colágeno, o que se pode fazer é adiar essa queda de produção o máximo possível e, eventualmente, iniciar a reposição. Para isso, é necessário que a nutrição seja rica em alimentos que previnam a perda dessa proteína, tais como:
-
Carnes vermelhas e brancas;
-
Chá-verde;
-
Frutas vermelhas;
-
Frutas ricas em vitamina C;
-
Sardinha, atum e salmão;
-
Castanhas.
Esses alimentos são ricos em antioxidantes e fornecem aminoácidos que estimulam a produção de colágeno. É importante notar que a comida que consumimos não fornece diretamente as proteínas, mas nos nutre, e é modificada pelo corpo durante a digestão, de forma a produzir as substâncias que precisamos.
Por isso, vegetarianos e veganos também podem estimular a produção de colágeno mesmo sem consumir carne; basta investir em uma boa nutrição.
Como consumir suplementos de colágeno?
Ao contrário do que se pensa, a gelatina comprada em supermercados não é uma fonte tão boa de colágeno. Apesar de ser feita do mocotó, que é rico nessa proteína, a versão que chega às prateleiras contém muito mais açúcar e corantes do que nutrientes. Por isso, outra opção para quem busca manter a saúde da pele sempre intacta é o uso de suplementos alimentares como o colágeno em pó.
A quantidade de colágeno que deve ser consumida varia de acordo com a necessidade de cada pessoa. Então, é bom procurar um profissional da saúde que ajude a definir a medida correta e o suplemento ideal. Atualmente, existem diversas marcas no mercado, que podem ser consumidas de várias formas, como shakes, cápsulas, etc.
Garantir um rosto sem rugas por mais tempo é mais simples do que parece, não é mesmo? Com a ajuda dos alimentos e suplementos, é possível conservar a saúde da pele, cabelos e unhas.
E então, entendeu um pouco mais sobre o colágeno e como evitar a perda de produção dele? Assine a nossa newsletter e não perca nossas atualizações!
Warning: Attempt to read property "ID" on bool in /home/clintei6/public_html/wp-content/themes/Zephyr/framework/templates/blog/single-post-author.php on line 10