

O nariz é uma parte do corpo com estrutura extremamente complexa e que contribui de uma forma toda especial para a beleza do rosto. Além de poder apresentar enormes variações anatômicas ligadas ao sexo do indivíduo, à raça e ao tipo de pele, guarda uma correlação estreita de harmonia e proporção com outras partes do rosto formando um conjunto.
Portanto, não é uma surpresa que muitas vezes as pessoas acabem recorrendo a procedimentos médicos para corrigir a aparência e, até mesmo, alguma disfunção que a do nariz ou a sua anatomia interna possam apresentar.
A rinoplastia é um dos procedimentos mais procurados em clínicas e hospitais especializados em cirurgias plásticas.
Continue a sua leitura e entenda como funciona a plástica de nariz, quando é recomendada e como passar pelo procedimento com a maior segurança possível!
O que é a rinoplastia?
A rinoplastia se trata de uma cirurgia plástica realizada no nariz, indicada para fazer a sua correção estética. Ela oferece inúmeras possibilidades, como aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, afinar as asas nasais, dar mais projeção à ponta, refinar a estrutura da ponta, diminuir a giba ósteo-cartilaginosa, termo médico para o popular “osso” do nariz e melhorar a harmonia entre os elementos que formam o nariz.
Esse procedimento já é bem antigo. Calcula-se que tenha sido desenvolvido por volta do fim do século 19 ou começo do século 20. Mas passou por um grande avanço após a descoberta das anestesias local e geral. Hoje em dia existe um conhecimento muito mais amplo sobre fisiologia e anatomia nasais, havendo assim uma evolução constante das técnicas de rinoplastia. Hoje, pacientes e cirurgiões contam com um amplo leque de opções técnicas, desde procedimentos exclusivamente feitos por via endonasal até as exorrinoplastias estruturadas que contam com enxertos de osso e cartilagem.
Não apenas as técnicas de cirurgia empregadas se tornaram cada vez mais precisas, mas também a recuperação dos pacientes se tornou cada vez mais rápida.
Quando a rinoplastia é recomendada?
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico recomendado para aquelas pessoas que têm desproporção ou desarmonia do nariz em relação ao rosto, possuem nariz inestético, alguma má formação ou que, de alguma maneira, estejam insatisfeitas com o formato natural do nariz.
Porém, em muitos casos a rinoplastia pode ser associada a outros procedimentos na região, como o tratamento funcional do nariz e a correção do septo nasal, por exemplo.
Essa cirurgia plástica só deve ser feita depois que o desenvolvimento facial do paciente estiver concluído, o que acontece por volta dos 18 anos após a documentação radiológica do término do crescimento.
O resultado obtido após uma rinoplastia é sempre único, pois o cirurgião está limitado à anatomia que o paciente tem originalmente e desenvolverá o uso de técnicas que vão se aproveitar dessa anatomia para atingir a melhor forma e anatomia possíveis em cada situação.
Como passar pelo procedimento com segurança?
A rinoplastia é um procedimento eletivo, quer dizer, um que escolhemos ou não fazer. Portanto, devemos realizá-la apenas nas melhores condições de saúde do paciente. Ela está contraindicada para pessoas que apresentem alguma doença — mesmo que em fase aguda —, como uma gripe, doenças crônicas que não estejam bem controladas, como no caso da hipertensão e do diabetes, pacientes que utilizem medicamentos anticoagulantes e mulheres em fase de lactação.
Uma boa avaliação clínica do risco cirúrgico e alguns exames são necessários a título de pré-operatório, para que o procedimento seja feito com segurança. Além dos exames exigidos antes de qualquer tipo de procedimento cirúrgico (como os de sangue, cardiograma, coagulograma, etc.), também pode ser interessante, dependendo do caso, realizar algum exame de imagem para uma avaliação mais detalhada da estrutura nasal.
Em se tratando de cuidados pós-operatórios é necessário utilizar curativos — um de gesso por sete dias e depois um curativo com esparadrapo por mais sete dias —, evitar qualquer tipo de trauma na região nasal e tomar muito cuidado com o sol e o calor, que podem causar inchaço na região.
A rinoplastia é, hoje em dia, um procedimento seguro, tendo raríssimas complicações e uma recuperação bem rápida. E você, tem pensado em recorrer a esse procedimento cirúrgico ou já passou por uma rinoplastia? Comente sobre a sua experiência!
Warning: Attempt to read property "ID" on bool in /home/clintei6/public_html/wp-content/themes/Zephyr/framework/templates/blog/single-post-author.php on line 10