

Se você tem o busto grande e dores nas costas e no pescoço, se notou que está com o tronco sempre curvado e com má postura ou se acha que os seios estão caídos e com excesso de pele, talvez uma cirurgia de redução das mamas, a mamoplastia redutora, um procedimento estético com ótimos resultados para a sua saúde e autoestima, seja o mais indicado para você.
Esta cirurgia é perfeita para reduzir o volume, melhorar a forma, aumentar a firmeza e restaurar a simetria dos seios. Ficou interessada? Então, continue a leitura!
O que é e como é feita a mamoplastia redutora?
No geral, a cirurgia é feita a partir dos 18 anos, ou após a documentação de que a paciente já parou de crescer, quando se sabe que as mamas já estão totalmente desenvolvidas.
Essa técnica cirúrgica corrige as principais imperfeições das mamas volumosas, e é indicada para todas as mulheres que apresentem dores constantes nas costas, ombros e pescoço, assim como alterações na coluna devido ao peso dos seios.
Porém, é uma cirurgia frequentemente realizada apenas por questões estéticas, com o objetivo de melhorar a autoestima e a segurança da pessoa, através da correção da forma, da redução do tamanho, da retirada de estrias, do aumento da firmeza, da harmonização do tamanho das argolas e mamilos e da melhoria da simetria mas mamas. Tudo isso com baixo risco de perda da sensação na região.
O processo é realizado com a paciente em posição semissentada após a aplicação da anestesia geral, para que o cirurgião plástico faça os cortes nas mamas a fim de retirar o excesso de gordura, tecido mamário e pele. Após esse processo, ele reposiciona a mama no lugar correto e diminui também o tamanho da aréola, para não ficar desproporcional.
E então, com a mama no lugar escolhido e a aréola já reduzida, é necessário dar pontos e fazer curativos.
Quais são os cuidados anteriores à cirurgia?
Embora seja um procedimento simples, é preciso tomar alguns cuidados antes da retirada do excesso em sua região peitoral. Caso contrário, você corre o risco de não ficar feliz com o resultado ou, até mesmo, ter problemas sérios de saúde. Siga essas dicas:
-
faça um bom risco cirúrgico antes de realizar a cirurgia, pois somente conhecendo o seu estado de saúde, o médico pode avaliar se a cirurgia é segura ou não;
-
realize, abaixo de 35 anos de idade, um ultra-som das mamas ou, acima dos 35 anos, uma mamografia;
-
ajuste as doses dos seus medicamentos atuais de acordo com a prescrição médica;
-
pare de fumar, no mínimo, 30 dias antes da data marcada para a cirurgia;
-
evite tomar remédios como anti-inflamatórios, aspirina, ginko-biloba e medicamentos naturais por pelo menos 30 dias antes da operação, pois, devido aos seus componentes e efeitos, é possível aumentar o sangramento.
Como são a recuperação e os cuidados no pós-operatório?
A paciente deve permanecer de um dia para o outro no hospital, para evitar complicações e para que sejam administrados antibióticos e analgésicos. A cirurgia não tem um pós-operatório doloroso, como muitos imaginam, e é bem tranquila.
Dormir de barriga para cima é muito importante. O peso do próprio corpo sobre as mamas deve ser evitado no primeiro mês de pós-operatório, para que não prejudique a qualidade das cicatrizes. Não dormir de bruço ou de lado.
É necessário o uso constante de sutiã cirúrgico após a operação, e cuidado com a movimentação dos braços, evitando-se a elevação dos cotovelos acima dos ombros. Também é importante não pegar peso.
Pode ser que o médico ache necessário o uso de drenos para filtrar o excesso de sangue e fluídos produzidos após a cirurgia. Ele vai te orientar como proceder neste caso.
Embora os pontos sejam removidos bem cedo, com cerca de 10-12 dias, é importante que a paciente saiba que as cicatrizes ainda têm pouca resistência. A resistência das cicatrizes diminui progressivamente até 21 dias de pós-operatório, quando são mais susceptíveis a alargamento e complicações de ordem estética.
Isso não é um impedimento para passear ou trabalhar, na maioria dos casos, mas sim uma recomendação de cuidado. Com cerca de 45 dias as cicatrizes já adquiriram 90% da sua resistência final e a paciente pode levar uma vida normal, podendo fazer atividades físicas.
É recomendado evitar a exposição ao sol por 3 meses após qualquer cirurgia.
Vale a pena seguir todas as recomendações direitinho, não acha? Por isso, aprenda mais quatro cuidados essenciais para um resultado formidável!
Quando posso esperar ver o resultado final?
Nos primeiros 6 meses de pós-operatório as mamas passam por um processo que os médicos chamam de báscula. É comum haver uma redução do colo e um aumento no bojo. Esse processo é levado em consideração pelo cirurgião na hora de planejar a sua cirurgia.
As cicatrizes tendem a ficar avermelhadas nos primeiros meses de pós-operatório, o que indica que o corpo está remodelando e melhorando a qualidade e resistência das mesmas.
Portanto, dizemos que o resultado final se dá entre 6 e 12 meses após uma cirurgia.
Viu só como a mamoplastia redutora pode ajudar você a se livrar das dores nas costas, ombros e pescoço e, ainda, ficar com uma aparência mais jovem e exibir seios firmes? Não deixe de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!
Warning: Attempt to read property "ID" on bool in /home/clintei6/public_html/wp-content/themes/Zephyr/framework/templates/blog/single-post-author.php on line 10