Av. Barbacena, 1018, 11º andar - Santo Agostinho
(31) 3292-2129
CLÍNICA GONTIJO
  • INICIO
  • PROCEDIMENTOS
  • NOSSA EQUIPE
  • DÚVIDAS FREQUENTES
  • BLOG
    • BELEZA
    • CIRURGIA PLÁSTICA
    • PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS
    • SAÚDE
  • CONTATO
malha-cirurgica-qual-e-a-sua-importancia-para-o-pos-operatorio.jpeg

Malha cirúrgica: qual é a sua importância para o pós operatório?

abril 7, 2017BelezaNenhum Comentário

Seguir as orientações do cirurgião durante o período pós-operatório é de fundamental importância para atingir os melhores resultados possíveis depois do procedimento de cirurgia plástica. Esses cuidados incluem, principalmente, a utilização de curativos compressivos de qualidade, o que compreende malha cirúrgica, cintas de compressão, curativos para os membros e para a face.

Pensando nisso, preparamos a seguir algumas informações acerca da importância dos curativos compressivos para o pós-operatório. Confira!

Os benefícios do uso da malha cirúrgica no pós-operatório

Diminuição do inchaço

A utilização de curativos compressores é fundamental para se chegar no resultado almejado após o procedimento de cirurgia plástica. Essa importância se justifica pelo fato de que os tecidos da área operada se encontram traumatizados, o que favorece a deposição de água no espaço entre as células. Consequentemente, esse acúmulo de líquido provoca o que chamamos de edema, o aspecto de inchaço da região.

Com uso de malha cirúrgica o espaço intercelular se torna mais reduzido, o que dificulta a formação do edema. Dessa forma, é possível que os resultados do procedimento não sejam comprometidos por um inchaço excessivo, favorecendo assim a boa recuperação daquela área.

Melhoria da circulação sanguínea local

A compressão exercida pela malha cirúrgica e pelo curativo de compressão em geral favorece consideravelmente a circulação sanguínea local. Como consequência do procedimento, os tecidos lesionados encontram-se bastante enfraquecidos, assim como a vascularização da região.

Dessa forma, é comum o aparecimento de manchas roxas na região, que são provocadas pelo extravasamento de sangue dos vasos locais. Entretanto, com o uso desses curativos, há uma compressão homogênea, de modo que a circulação tanto sanguínea quanto linfática serão favorecidas.

Favorecimento da cicatrização

Os curativos cirúrgicos compressores são de grande importância no processo de cicatrização dos tecidos afetados. Como já foi dito, a utilização de malha cirúrgica evita a formação de edemas, o que também influencia positivamente na cicatrização.

Mas além de evitar os edemas, a maior proximidade das células promovida pela compressão do curativo favorece a formação de uma cicatriz mais uniforme, uma vez que a pele e os tecidos subjacentes ficam mais firmes e aderidos. Dessa forma, haverá uma maior manutenção estática da região, evitando movimentos ou deslizamentos que prejudiquem a regeneração dos tecidos.

Em procedimentos cirúrgicos como a abdominoplastia, por exemplo, a utilização de cintas compressivas é extremamente eficaz para evitar o que chamamos de seroma, que prejudica o processo de cicatrização. Essa é uma das complicações mais comuns desse tipo de cirurgia, e consiste basicamente no acúmulo de líquidos sob a pele. O seroma ocorre em cerca de 10% dos casos operados, mas muitas vezes não é detectado.

Além disso, há ainda influência da melhoria da circulação sanguínea da região sobre o processo de cicatrização. Essa melhoria se relaciona ao fato de que haverá uma melhor oxigenação dos tecidos traumatizados, favorecendo consideravelmente a recuperação da área.

A importância da qualidade do produto

Uma malha cirúrgica inadequada ou de má qualidade pode comprometer gravemente o processo de recuperação do procedimento. Dessa forma, a escolha do material apropriado deve ser feita de acordo com a orientação do cirurgião plástico.

No que diz respeito à compressão do curativo, é importante que não seja demasiado frouxa e nem excessivamente justa. No caso de pouca compressão, não serão atingidos os benefícios já citados. Já os curativos muito apertados impedirão a boa circulação sanguínea e linfática, prejudicando assim a recuperação no pós-operatório.

Com relação à elasticidade, é importante que o produto possa ser esticado uniformemente em todos os sentidos, de modo que a compressão oferecida seja estabelecida de forma homogênea na área operada. Outro critério a ser observado é o nível de porosidade do curativo de compressão, de modo que seja possível a transpiração da pele.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook para acompanhar as nossas postagens!

Avatar
Post Anterior (ESTENDER + 500) Alimentos fontes de colágenos que trabalham a favor da sua pele Próximo Post O que é lipocavitação?

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos!

Facebook
LinkedIn

Artigos populares

  • Alimentos fontes de colágenos que trabalham a favor da sua pele Alimentos fontes de colágenos que trabalham a favor da...
  • Radiofrequência: quais são os riscos e benefícios da técnica? Radiofrequência: quais são os riscos e benefícios da té...
  • 7 cuidados pós-operatórios importantes para quem fez cirurgia plástica 7 cuidados pós-operatórios importantes para quem fez ci...
  • Aprenda como retardar o envelhecimento da pele! Aprenda como retardar o envelhecimento da pele!

Links úteis

Associação dos Ex-alunos de Pitanguy Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Siga-nos

Facebook
LinkedIn

Contato

Av. Barbacena, 1018, 11º andar - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
(31) 3292-2129 / 3291-3300
(31) 98791-2129
(31) 98791-2129

theo@clinicagontijo.com
fernando@clinicagontijo.com

Horários de Funcionamento
Atendimento de Consultas 3ª e 5ª de 14:00 a 19:00h
Atendimento de Secretária 2ª a 6ª de 9:00 a 12:00 e de 13:30 a 18:00h
No horário de Brasília
INICIOPROCEDIMENTOSNOSSA EQUIPEDÚVIDAS FREQUENTESBLOGCONTATO
© 2016 Todos os direitos reservados.