

Quem nunca sonhou em modificar alguma parte do corpo ? E duas? O Brasil já é líder mundial em cirurgias plásticas e os procedimentos, cada vez mais avançados e rápidos, têm contribuído para a realização de várias cirurgias plásticas no mesmo dia.
Mas será que é aconselhável operar duas áreas ao mesmo tempo? Foi pensando nessa pergunta que decidimos organizar esse artigo com os prós e contras desse processo. Confira!
Associando as cirurgias
Para que sejam feitas duas ou mais cirurgias plásticas no mesmo dia, é recomendável observar se elas combinam entre si, tanto por abordarem a mesma região do corpo a ser trabalhada, quanto na modalidade anestésica a ser adotada. Claro que sem perder de vista o pós-operatório.
Uma lipoaspiração, por exemplo, pode ser feita junto com uma prótese de mamas ou abdominoplastia. Nesse caso, as restrições do pós-operatório são similares.
Já uma cirurgia de mamas não combina com a prótese de glúteos, pois são áreas distintas. Além disso, para as duas cirurgias é preciso repouso e é fundamental evitar deitar sob o local operado.
A seguir elaboramos uma lista com os prós e contras de realizar cirurgias plásticas no mesmo dia. Vamos lá?
Prós
Cirurgias associadas
Como dissemos acima, cirurgias associadas oferecem resultado mais completo quando os procedimentos são compatíveis e complementares. Uma grande vantagem do processo combinado é a conveniência, isto é, corrigir duas áreas de uma única só vez gerando um único afastamento do trabalho, obrigações diárias e lazer.
Custo menor de anestesia
O custo da anestesia é formado a partir de uma “bandeirada inicial” fixa e um adicional por tempo, com um valor sendo acrescentado à “bandeirada inicial” por hora de procedimento. Na anestesia de duas cirurgias, geralmente é cobrada uma única “bandeirada inicial” e depois um adicional por hora de procedimento, independente do número de procedimentos, pela duração da cirurgia. Em uma cirurgia combinada, economizamos a “bandeirada inicial” da segunda cirurgia em diante.
Para uma cirurgia combinada que tenha um dos procedimentos coberto pelo convênio, o hospital normalmente abre duas “folhas de sala”. Efetivamente divide a cirurgia em procedimentos cobertos pelo convênio e procedimentos “particulares”. Nesse caso, geralmente será cobrada a “bandeirada inicial” do procedimento “particular”.
Apenas um pré e pós-operatório
A maioria das pessoas que se submete a mais de uma cirurgia no mesmo dia tem a seu favor um único pré e pós-operatório, ou seja, só uma preparação antes da cirurgia e apenas uma sequência de repouso e recuperação. Entretanto, é importante frisar que o pós-operatório de duas cirurgias será mais desconfortável do que o de uma única operação, mas há mais pontos positivos do que negativos.
Contras
Tempo de cirurgia
Quanto maior o tempo de cirurgia, maiores os riscos de complicações. O risco se torna maior, não relacionado à cirurgia, mas à falta de movimentação normal do paciente. A trombose, principalmente nas pernas, é a principal complicação relacionada ao tempo operatório.
Pós-operatório mais incômodo
A questão de um único pós-operatório surge aqui novamente. Depois de duas cirurgias, a recuperação é muito mais incômoda do que de apenas uma. Além disso, o paciente deve contar, durante todo o tempo de recuperação, com ajuda diária de alguém para todas as suas atividades, como tomar banho, trocar de roupa, levantar-se etc. Caso contrário os resultados podem ser prejudicados.
Equipe de cirurgia
Cirurgias plásticas no mesmo dia demandam mais tempo e estrutura da equipe. Os profissionais envolvidos precisam estar preparados para a longa jornada que o procedimento pode exigir. Além de qualificados para sobrepor o desgaste físico e mental, é necessário que o cirurgião tenha o apoio de um cirurgião-assistente, anestesista e uma equipe de enfermagem para qualquer eventualidade.
É importante ressaltar que as cirurgias plásticas no mesmo dia podem ocorrer, mas tudo depende de uma série de fatores, incluindo as condições físicas e psicológicas do paciente. Após vários exames, fica a cargo do profissional de saúde definir se o paciente está apto ou não para a realização de um procedimento duplo.
Agora que você conheceu os prós e contras de se submeter a várias cirurgias plásticas no mesmo dia, aproveite e curta nossa página no Facebook para ter dicas atuais sobre procedimentos estéticos.
Warning: Attempt to read property "ID" on bool in /home/clintei6/public_html/wp-content/themes/Zephyr/framework/templates/blog/single-post-author.php on line 10