

A blefaroplastia consiste no procedimento cirúrgico de redução do excesso das pálpebras. Essa cirurgia plástica mostra resultados bastante promissores no que se refere a um aumento do conforto na área ao redor dos olhos, além de promover um aspecto mais jovial no rosto do paciente.
Confira, a seguir, algumas informações que preparamos sobre a cirurgia das pálpebras e suas principais indicações!
Como funciona
O procedimento consiste basicamente na remoção do excesso de pele e de bolsas de gordura nas pálpebras. Há, ainda, a possibilidade de se corrigir a musculatura orbital em casos de queda da pálpebra por razões musculares. De acordo com cada caso, a cirurgia poderá ser feita tanto na pálpebra superior quanto na inferior.
Geralmente realizada sob anestesia geral, a blefaroplastia tem duração de aproximadamente 90 minutos, e demanda um período de internação de cerca de 8 horas. Em caso de associação com outros procedimentos, esse período pode ser estendido, o que pode variar também em função do tipo de anestesia a ser adotado.
Indicações
A blefaroplastia se mostra interessante para pacientes acima de 25 anos, idade quando alguns pacientes já apresentam bolsas palpebrais, se há tendência familiar. A partir dos 30 anos já há o início de uma tendência ao aumento da flacidez ou do volume de pele nas pálpebras. O procedimento também é indicado para pacientes com ptose, ou seja, queda das pálpebras por razões de frouxidão muscular.
Há, também, indicação para pacientes que possuem xantelasmas, que são caracterizadas por pequenas saliências amareladas na região das pálpebras. Essas bolsas se formam por um distúrbio metabólico que causa depósito de colesterol na região.
Além disso, a cirurgia também pode ser apenas por razões estéticas, uma vez que há um rejuvenescimento expressivo da região dos olhos do paciente. O procedimento também valoriza o uso de maquiagem.
Cuidados pré e pós-cirúrgicos
Como qualquer procedimento cirúrgico, a blefaroplastia demanda alguns cuidados pré-operatórios, como a realização de uma série de exames, o chamado risco cirúrgico.
Os pontos são retirados com três dias e uma fina tira de esparadrapo é aplicada sobre as incisões das pálpebras superiores, onde permanece por uma semana. Após a realização da blefaroplastia, o paciente deve respeitar o período de repouso. O indivíduo deve evitar a exposição à luz solar, a fim de evitar problemas com a cicatrização.
É comum que após o procedimento haja formação de edemas durante algum tempo. Para suavizar e diminuir esse inchaço, é aconselhável que sejam feitas compressas frias por 48 horas. Após uma blefaroplastia é comum que os olhos fiquem mais secos por evaporação aumentada das lágrimas. Por isso é recomendado o uso de colírios por 45 dias após a cirurgia para prevenir o ressecamento dos olhos.
Também é necessário que o paciente operado durma em posição de decúbito dorsal, ou seja, de barriga pra cima, durante, aproximadamente, 2 semanas. Essa conduta é necessária para evitar qualquer risco à boa cicatrização do procedimento.
Cicatrizes
A cicatriz da blefaroplastia se configura por um corte bastante sutil e de difícil percepção, uma vez que os sulcos da pele impedem sua exposição integral. Existe, ainda, um período de maturação da cicatriz, de aproximadamente três meses, no qual as cicatrizes ficam avermelhadas e são mais susceptíveis ao bronzeamento por exposição ao sol e lâmpadas fluorescentes. Durante esse tempo os cuidados devem ser redobrados.
Portanto, se os cuidados pós-cirúrgicos forem respeitados, no final do período de recuperação a cicatriz da blefaroplastia será praticamente imperceptível.
Resultados
O resultado definitivo do procedimento somente poderá ser observado após o 6º mês de recuperação. Entretanto, já na 2ª semana é possível perceber resultados de aproximadamente 50% do que foi almejado antes da cirurgia.
Respeitando todas as orientações médicas e aguardando o devido prazo de recuperação, a blefaroplastia trará ótimos resultados e a devida satisfação do paciente. Assim, no caso de incômodo com a sua condição, vale a pena procurar um cirurgião plástico para realizar o procedimento.
Gostou do post? Comente abaixo suas experiências e dúvidas sobre a blefaroplastia!
Warning: Attempt to read property "ID" on bool in /home/clintei6/public_html/wp-content/themes/Zephyr/framework/templates/blog/single-post-author.php on line 10