

O sucesso de uma cirurgia plástica não depende apenas da habilidade e da experiência do cirurgião, mas também de ações do próprio paciente. A partir da adoção de uma conduta pré-cirúrgica adequada, pode-se reduzir possíveis complicações durante e após o procedimento.
Confira a seguir 6 cuidados pré-operatórios fundamentais para garantir os melhores resultados para a sua cirurgia plástica!
1. Fazer uma boa avaliação pré-operatória
O risco cirúrgico é algo fundamental para evitar possíveis intercorrências na cirurgia. Essa avaliação deve ser feita por um clínico ou cardiologista qualificado, e o ideal é que o médico conheça o histórico do paciente.
Vale frisar que os exames prescritos pelo cirurgião não devem ser feitos antes da avaliação. Em alguns casos, o médico escolhido para fazer a avaliação pré-operatória pode solicitar o acréscimo de mais exames à lista, além do paciente correr o risco de ter que colher o mesmo exame duas vezes.
2. Medicações a serem evitadas e a serem mantidas
Aspirina, ibuprofeno e afinadores de sangue devem ser evitados pelo menos 2 semanas antes do procedimento cirúrgico, uma vez que sua presença no organismo pode aumentar as chances de hemorragia durante o procedimento cirúrgico.
Também é necessário evitar vasodilatadores, como a ginkgo biloba, pois a vasodilatação aumenta o sangramento do paciente. Outro medicamento natural que deve ser evitado é a Arnica, uma vez que, em sua composição, existem substâncias prejudiciais ao fígado.
É importante lembrar que a utilização de hipoglicemiantes orais também deve ser cortada, já que o descontrole glicêmico pode afetar diretamente os processos de cicatrização do organismo.
Com relação às drogas que devem ser mantidas, pode-se citar, de uma maneira geral, a manutenção de hipotensores e diversas medicações psiquiátricas.
3. Cigarro
Embora o tabagismo não afete diretamente muitos procedimentos de cirurgia plástica, deve-se atentar aos procedimentos que possuem essa repercussão. A nicotina presente no cigarro é vasoconstritora, além das diversas toxinas inaladas prejudicarem diretamente a oxigenação do sangue.
Ou seja, a má oxigenação, associada à má circulação sanguínea, pode ocasionar necrose do tecido e até mesmo aumentar os riscos de trombose e de embolia pulmonar.
Sobretudo em casos de cirurgias de face, é necessário a interrupção total do uso do cigarro pelo menos 40 dias antes do procedimento cirúrgico. Esse prazo se justifica na necessidade do paciente passar pela fase produtiva de expectoração antes de ser operado.
4. Planeje sua vida para o pós-operatório
Procedimentos como cirurgia de mama e abdome implicam limitações no período pós-operatório. Assim, evite exercícios físicos e qualquer movimentação que estique a área operada, a fim de evitar qualquer tipo de complicação.
Carregar peso e subir escadas também são atitudes que podem ser prejudiciais. Embora não haja necessidade de repouso absoluto em nenhum procedimento, é importante que o paciente se programe para evitar ao máximo o esforço físico.
Há, ainda, a necessidade de evitar a exposição da área operada ao sol por um período de até 3 meses após a cirurgia. A incidência de radiação solar pode aumentar os riscos das cicatrizes se tornarem escuras, em razão do processo de cicatrização ser recente.
Outra medida ideal é o cuidado com as emoções. Por mais simples que seja, qualquer procedimento cirúrgico é agressivo ao organismo humano. Assim, é ideal que toda e qualquer situação que cause estresse seja evitada, tanto no pré quanto no pós-operatório. Assim, organize sua vida para evitar qualquer circunstância que prejudique os bons resultados da cirurgia!
5. Cuide da alimentação
Uma dieta balanceada e nutritiva é fundamental no período pré-operatório. Entretanto, a mudança de hábitos alimentares só se mostra eficaz se iniciada em um período de alguns meses antes do procedimento, de modo que o organismo possa se adaptar aos benefícios da nova alimentação.
6. Siga as instruções do cirurgião
Por fim, é fundamental que todas as instruções do cirurgião escolhido sejam seguidas à risca: quantidade de horas de jejum, medicação a ser tomada ou repouso são fatores que podem ser decisivos no sucesso da operação e, portanto, devem ser seguidos cuidadosamente para evitar qualquer complicação cirúrgica. Confie no seu médico, pois ele saberá te orientar devidamente para diminuir ao máximo qualquer risco!
Gostou das dicas sobre cuidados pré-operatórios? Entre em contato com a nossa empresa e agende sua consulta!
Warning: Attempt to read property "ID" on bool in /home/clintei6/public_html/wp-content/themes/Zephyr/framework/templates/blog/single-post-author.php on line 10