

A alimentação é uma das partes mais importantes da nossa vida. Ela pode transformar a nossa saúde mental e corporal e influenciar diversos aspectos do nosso cotidiano. Por isso, não é surpresa que ela também tenha grande relevância para a manutenção da nossa aparência. Confira a nossa lista de 6 alimentos que podem acelerar o envelhecimento precoce da pele!
1. Açúcar
O excesso de açúcar faz mal para a saúde em curto e longo prazo, disso quase todo mundo sabe. Além dos riscos já conhecidos, o açúcar também pode acelerar o envelhecimento da pele. Isso porque, quando consumida em excesso, a glicose adere às proteínas sem que seja quebrada por enzimas específicas. Esse processo afeta o colágeno, uma das substâncias que garantem a firmeza e vitalidade da pele.
2. Alimentos embutidos
Salsicha, presunto, salame e linguiça: todos esses alimentos contêm grandes quantidades de gorduras saturadas. Essas substâncias favorecem o aumento de radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento das células. Além disso, carnes processadas também têm nitratos, sulfitos e outros conservantes que causam inflamações na pele.
Em curto prazo, as altas quantidades de sódio presentes nesses alimentos também podem causar inchaço. Evitar ou diminuir a quantidade de embutidos no dia a dia é uma decisão certeira tanto para manter a vitalidade da pele quanto para conservar a boa saúde.
3. Cafeína
Bebidas energéticas, café e chás podem manchar os dentes, por serem muito ácidas. Além disso, a cafeína é diurética, o que pode causar a desidratação do corpo. Consequentemente, a pele também fica ressecada, o que a deixa com a aparência de envelhecida.
Portanto, cuidado com a quantidade de cafezinho e chá durante o dia! Por mais que ajude a manter você ativa e acordada, as consequências nem sempre compensam. Para ter energia durante o dia, nada melhor que uma boa noite de sono e bastante descanso.
4. Carne vermelha
As gorduras saturadas presentes nesse alimento podem aumentar os níveis de colesterol no corpo, o que prejudica o coração e as células. E não é só isso: sabe as partes um pouco queimadas da carne de churrasco? Elas liberam hidrocarbonetos, que causam inflamações e prejudicam o colágeno da pele.
5. Alimentos congelados
Assim como os processados e embutidos, os congelados têm grande quantidade de conservantes e substâncias que prejudicam a saúde. Uma delas é o fosfato, que colabora para o envelhecimento precoce da pele. Em longo prazo, os alimentos congelados também podem prejudicar os rins e o coração. Por isso, muito cuidado: eles são práticos, mas nem sempre são as melhores opções.
6. Frituras
Você já sabe bem que o excesso de gordura prejudica o corpo inteiro, não é mesmo? Evitar alimentos processados e fritos, como a batata frita e empanados de frango, pode não só diminuir o envelhecimento precoce, como ajuda a evitar outros males. Isso porque as gorduras trans, presentes nesse tipo de comida, tornam a pele mais suscetível aos raios ultravioletas. Além de envelhecer a pele, os raios UV também podem causar câncer e outros problemas.
Uma dieta balanceada, com muitas hortaliças, grãos inteiros e rica em nutrientes é o grande segredo para uma pele sempre jovem e saudável. Usar filtro solar todos os dias, evitar cigarro, álcool e outras drogas também colaboram para evitar o envelhecimento precoce.
Quais desses alimentos você ainda tem na sua dieta? Comente no espaço abaixo!